Digite aqui
sua consulta

Visualizar Como:

José Pinto Martins Tipo: Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart Ano: 1746

José Pinto Martins - Figura aqui como o creador que foi da industria saladeril no Rio Grande do Sul.

Morador em Aracaty, tão celebre no século XVIII pelas suas officinas, José Pinto, enfraquecida a industria do fabrico da carne, transportou-se para o Rio Grande do Sul e estabeleceu-se em terras pertencentes a Manoel Carvalho de Souza por concessão do governador José Marcellino de Figueredo. Foi isso em 1780.
Em torno da pequena xarqueada, que fundara á margem direita do arroio das Pelotas, foram aos poucos se estabelecendo outros povoadores, novas emprezas do mesmo gênero foram surgindo e assim se estabeleceram os princípios, puzeram-se os fundamentos da hoje adeantada cidade de Pelotas.
Pelotas, que pela disposição de suas ruas, parallelas, muito se assemelha á Fortaleza, foi freguezia a 7 de Julho de 1812, villa a 7 de Dezembro de 1830 e cidade a 27 de Julho de 1835.
Falleceu José Pinto Martins em 1826 com cerca de 80 annos. Dois annos antes fora juiz provedor da Irmandade do S. S. Sacramento.
Seu nome figura com honra na Revista do 1.o Centenario de Pelotas, Galeria dos Fundadores.
Fonte:Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart.
Data de Nascimento:09/1746

Nuvem de Temas

Informações Legais

O PORTAL DA HISTÓRIA é um sistema de GED especializado em bens históricos. Os dados apresentados neste site têm origem em publicações históricas que estão sob domínio público devido ao tempo de publicação. O propósito deste site é facilitar aos pesquisadores, cientistas sociais e estudantes o acesso a informações históricas relevantes à compreensão do povo brasileiro.

 

© Copyright 2015 - Webmaster - Gildácio Sá. Material aberto para uso não-comercial - pede-se acusar referência da fonte.