Digite aqui
sua consulta

Visualizar Como:

Abelardo Fernando MONTENEGRO Tipo: 1001 Cearenses Notáveis-F. Silva Nobre Ano: 1912

Abelardo Fernando MONTENEGRO - Nasceu em Crateús, 30 de maio de 1912, filho de Paulo Pedro de Moura Montenegro e Heloisa Semiramis Montenegro. Estudou em numerosas instituições de ensino (Instituto São Luís, Escolas Reunidas de Aquiraz, Colégio Cearense, Colégio Castelo Branco, Ginásio do Crato, Liceu do Ceará) até bacharelar-se pela Faculdade de Direito, integrando a turma de 1936. Funcionário da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, dedicou-se ao magistério e às lides judiciárias. Foi Promotor de Justiça em Jaraguá (SC); trabalhou no Departamento Nacional de Serviço do Comércio, no Rio de Janeiro, e na Federação das Indústrias do Ceará. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará e da Faculdade de Direito por que se formou. Jornalista, colaborou no “Correio da Manhã” e “Diário de Notícias”, do Rio de Janeiro, e em publicações dos Estados Unidos e Espanha. Recebeu numerosos prêmios, comendas e medalhas, Sua bibliografia é vasta e variada, destacando-se os seguintes títulos: Rui Barbosa e a Revolução Industrial no Brasil (1951); Parlamentarismo, Presidencialismo e Patriarcalismo (1952); O Romance Cearense (1953); Tobias Barreto e Machado de Assis (1954); A Ânsia de Glória de Balzac e Outros Estudos (1954); História do Cangaceirismo no Ceará (1955); Introdução a Keyserling (1955); Variações em Torno da Democracia (1956); Maquiavel e o Estado (1957); A Praça do Ferreira (1958); História do Fanatismo Religioso no Ceará (1959); Pontos de Economia Internacional (1967, prêmio José Barcelos, da UFC); Fanáticos e Cangaceiros (1973); Soriano de Albuquerque, Um Pioneiro da Sociologia no Brasil (1977); Os Partidos Políticos no Ceará (1980).
Fonte:1001 Cearenses Notáveis-F. Silva Nobre.
Data de Nascimento:30/05/1912

Nuvem de Temas

Informações Legais

O PORTAL DA HISTÓRIA é um sistema de GED especializado em bens históricos. Os dados apresentados neste site têm origem em publicações históricas que estão sob domínio público devido ao tempo de publicação. O propósito deste site é facilitar aos pesquisadores, cientistas sociais e estudantes o acesso a informações históricas relevantes à compreensão do povo brasileiro.

 

© Copyright 2015 - Webmaster - Gildácio Sá. Material aberto para uso não-comercial - pede-se acusar referência da fonte.